noComentários

ERP na indústria: Conheça os principais benefícios

O sistema ERP (sistema de gestão integrada), é um conjunto de softwares unificados que gerenciam todos os processos de organização como um todo dentro de uma empresa, diversos negócios já utilizam dessa ferramenta para se organizar e fazer com que toda a operação da sua venda de disco abrasivo seja feita com sucesso. 

Essa é uma plataforma crucial que auxilia em diversas áreas diferentes como nas vendas, recursos humanos, marketing, setor financeiro, jurídico, contabilidade, atendimento ao cliente, e diversos outros, ou seja, é quase impossível nos dias de hoje, não ter o ERP ao seu lado para te auxiliar. 

Porém, se engana quem pensa que o ERP só funciona em empresas específicas, ele é bem-vindo em diversos segmentos diferentes, entre eles, a indústria é uma das que mais pode aproveitar essa ferramenta. No texto de hoje, separamos os principais benefícios de ter um sistema ERP na indústria, bora conferir? Então vamos lá!

Organização financeira

Se organizar financeiramente é um princípio básico dentro de qualquer indústria,  ter o total controle de seus gastos, despesas, investimentos, faturamento, e de todo fluxo financeiro que ocorre dentro da sua instituição, é algo que te ajuda a entender os pontos que você deve melhorar, se está tendo algum tipo de gargalo ou desperdício, e o que fazer para sempre estar se aprimorando. 

Compreender onde suas finanças estão sendo investidas, quais pontos você pode otimizar, quais processos estão dando prejuízo ou lucro, até mesmo calcular o valor de pequenas coisas, como o conserto de portão automático,são alguns pontos cruciais do ERP, que pode fazer com que você alcance os resultados esperados.

Além disso, vale ressaltar o trabalho em relação aos impostos, a contabilidade é feita de forma totalmente automática, evitando erros, e fazendo com que você consiga ter os valores necessários para pagar sempre em mãos, cumprindo suas obrigações tributárias.

Redução de custos

Ainda falando no termo financeiro, outro ponto que auxilia bastante é relacionado a redução de custos, por mais que não seja o principal foco do ERP, o uso constante da ferramenta resulta em uma diminuição drástica dos gastos, isso porque ele melhora o fluxo de tarefas, aumenta a produtividade e faz com que a execução dos processos seja realizado de forma correta. 

Isso acaba evitando o desperdício de matéria-prima ou outros materiais utilizados nas indústrias, além de reduzir a mão de obra, falhas, erros e retrabalhos, o que gera uma economia considerável para o seu negócio. 

Gestão integrada e unificada

O ERP tem como principal objetivo, a integração de todos os processos dentro de um só lugar, fazendo com que o gerenciamento das diversas áreas de sua indústria seja feito de maneira integrada e unificada. 

Com todos os setores internos unidos em um só lugar, é muito mais fácil controlar o fluxo dos processos e fazer com que toda a linha de produção siga em um único lugar, centralizando as informações e otimizando todas as tarefas em tempo real. 

Gerenciamento de estoque

Uma boa gestão industrial precisa ter um bom gerenciamento de estoque, nem sofrer com acúmulos de produtos e nem com a falta deles, é preciso que exista um equilíbrio para não perder dinheiro, e o ERP pode auxiliar justamente nesse ponto. 

Com todas as informações de todos os departamentos integrados, é possível e muito mais plausível, verificar os recursos necessários para que seu negócio funcione durante um determinado período evitando os desperdícios, além do próprio ERP realizar algumas previsões de negócios, como vendas de seus produtos como laudo spda, saída e entrada de produtos no estoque, faturamento, entre outros que te ajudam a controlar a parte logística da sua indústria. 

Produtividade e competitividade

Por fim, esse sistema ainda te fornece muito mais produtividade e competitividade, afinal, os colaboradores têm acesso facilitado aos recursos e processos da indústria, além é claro, do sistema estar totalmente integrado, eliminando os erros durante as atividades e gerando uma certa vantagem competitiva dentro do mercado. 

Além de indicar desempenhos e gerar relatórios mais precisos, que auxiliam ainda mais, a descobrir os pontos fortes e fracos e o que fazer para ampliar ou corrigir determinadas falhas. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu? Então comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Responder