noComentários

Principais tendências de tecnologia para pequenos negócios

Muitas pessoas acreditam que investir em tecnologia é algo exclusivo das grandes empresas, mas saiba que você pode estar extremamente enganado em relação a isso, mesmo que, marcas mais conhecidas no mercado consigam investir mais em alguns recursos tecnológicos, empresas de pequeno porte também podem e devem investir seus recursos em algumas tecnologias. 

Se você quer deixar seu microempreendimento de central de alarme de incêndio mais funcional e fazer com que ele cresça, é fundamental usar de alguns recursos que só a tecnologia pode trazer para o seu dia a dia. Mas é preciso entender que, nem sempre, o que dá resultado para uma grande marca é igual em um negócio de pequeno porte. 

Afinal, a necessidade de automatizar tarefas manuais, otimizar os processos e melhorar a comunicação com os clientes pode ser uma necessidade ainda maior em empresas de pequeno porte. 

Pensando nisso, resolvemos te ajudar e fazer com que você conheça exatamente o que dá certo para pequenas empresas, no texto de hoje, falaremos sobre as principais tendências de tecnologia para os pequenos negócios, bora conferir? Então vamos lá!

Atendimento digital e diversos canais de comunicação

Mesmo que você seja proprietário de uma empresa física que trabalha com válvula de retenção, por exemplo, é crucial que invista em um bom atendimento virtual, seja trabalhando o marketing local, voltado para clientes próximos de seu negócio ou buscando expandir sua empresa, com o marketing digital. 

A comunicação é parte fundamental nos dias de hoje, divulgar produtos e serviços, mostrar o seu cotidiano e prospectar clientes é fundamental então aproveite o atendimento digital e esteja presente em diversos canais de comunicação diferentes. 

Redes sociais, site, e-mail,whatsapp, todos esses são ferramentas necessárias para que você esteja sempre online e possa interagir com seus clientes de maneira muito mais efetiva e próxima. 

Diversidade na forma de pagamento virtual

Logo quando as maquininhas de cartão se tornaram algo acessível para pequenos empreendimentos já foi considerada uma grande vitória, mas a tecnologia avançou ainda mais e muitas vezes, apenas aceitar cartão já não é mais o suficiente. 

Primeiro garanta que sua máquina seja compatível com o pagamento por aproximação, segundo, utilize uma diversidade de pagamentos virtuais, como Pix, transferência bancária, PagSeguro, PicPay, MercadoPago, e outras plataformas que estão em alta e podem ajudar o seu negócio a render muito mais e de forma mais efetiva. 

IA em atendimentos como chatbots e assistentes virtuais

Já falamos da variedade em canais de comunicação e no atendimento virtual, certo? Porém, outra tendência é justamente o atendimento com IA, chatbots e assistentes virtuais. Em empresas de pequeno porte, muitas vezes você pode ter dificuldades de atender uma demanda alta de dúvidas e pode não estar disponível com frequência. 

Então, essas ferramentas disponibilizam um chat inteligente, que pode conversar com clientes, tirar suas dúvidas, fornecer informações de forma rápida, efetiva e 24 horas por dia, resolvendo qualquer problema que você possa ter. 

Computação em nuvem

Esqueça o pen drive e o HD externo, a computação em nuvem virou a nova moda para qualquer negócio que quer garantir segurança nos dados, reduzir custos, aprimorar o fluxo de trabalho e ter maior acessibilidade, flexibilidade e escalabilidade. Basta entrar na internet, salvar todas as informações do seu negócio de descarte de resíduos e depois baixar o arquivo e pronto. 

Muito mais efetivo e prático, ajudando as pequenas empresas a controlarem melhor o seu negócio e conseguirem ter um desempenho muito melhor e mais assertivo utilizando esse recurso. 

Agora conte para gente nos comentários abaixo o que achou do texto de hoje, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

Responder