Quais são os 4 fatores da transformação digital?
A transformação digital chegou para de fato transformar o mercado, impulsionada por novas tecnologias e ampliação e uso massivo da internet pelos consumidores. E ela é uma exigência que atinge praticamente todos os setores, desde uma indústria especializada em seladora de embalagens a um comércio de roupas.
Isso porque a digitalização é um divisor de água quando se trata de aproximação com os clientes tanto finais quanto corporativos, cada vez mais atentos ao tema, observando como as empresas trabalham no assunto.
E quais são os fatores da transformação digital que as empresas precisam verdadeiramente focar: São eles:
- Pessoas;
- Processos;
- Tecnologia;
- Ambiente de trabalho.
Veja a seguir o que significa na prática a incorporação desses quatro elementos que são eixos da transformação digital nas corporações.
Centralização nas pessoas
Seja na produção de pequenas peças, como um inversor de frequência, bastante utilizado por variados segmentos industriais, como na elaboração de mobiliários e na realização de serviços, a experiência do cliente precisa estar no foco.
Por isso, as pessoas estão na base da transformação digital, que valoriza o fator humano, que não se limita apenas o cliente, mas também os funcionários, que de fato colaboram efetivamente para a boa experiência do consumidor.
Portanto, as empresas ao implementar projetos de transformação digital devem priorizar as pessoas na realização de mudanças, quanto mais integradas e com mais entendimento sobre ações, melhor a fluidez das alterações que precisam ser feitas que atingem todo o ecossistema produtivo das organizações.
Planejamento da estruturação de processos
Os processos estão entre os pilares da transformação digital nas empresas, já que não basta somente ter os melhores recursos tecnológicos para produzir um moderno aquecedor de água, ou qualquer outro equipamento, é necessário também ter processos estruturados de produção, para que as etapas tenham alta eficiência em qualidade.
É claro que a construção de processos se expande para outras áreas da empresa, como gestão, contabilidade, compras, entre outros, que por meio de procedimentos bem definidos e integrativos permite atuar com mais rapidez e economia.
Incorporação de tecnologia
Obviamente, a transformação digital requer a implantação de tecnologias, que devem ser bem avaliadas para corresponder às necessidades do negócio, seja no âmbito da redução de custo ou no aumento da produtividade.
Tecnologias de automação são que promovem esses benefícios e outros, bem como há ferramentas tecnológicas que conferem mais expertise e controle das atividades como softwares de gerenciamento financeiro, controle de estoque, entre outros.
Mudanças nos locais de trabalho
Com o efeito do emprego de tecnologias diversas e processos, o ambiente de trabalho pode sofrer modificações consideráveis que alteram as formas de realizar diversas atividades, que muitas vezes são realizadas no ambiente virtual.
Para que a transição ocorra da melhor maneira possível, as empresas precisam dar atenção aos locais de trabalho para que os funcionários possam ter satisfação e atingir a capacidade desejada, ou seja, adaptar o seu espaço físico para receber o digital.
Esses são os 4 fatores da transformação digital estando em curso em diferentes organizações e prometem potencializar os ganhos das corporações. Se gostou compartilhe nas suas redes sociais.