noComentários

Vantagens e desvantagens em manter sua empresa em home office

A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas, que agora precisam lidar com os desafios da nova realidade do trabalho remoto, híbrido e presencial

Durante o longo período da crise sanitária de covid-19, as empresas precisaram realizar profundas mudanças em sua rotina de trabalho, como a adoção do home office e o uso de ferramentas de colaboração à distância.

O uso de equipamentos tecnológicos, como aparelhos móveis, laptops e softwares de videoconferências, tornou-se indispensável e trouxe enormes benefícios para as empresas, como redução de custos, maior flexibilidade e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

Agora que a normalidade vai sendo retomada, com a maior parte da população imunizada, muitos líderes estão cogitando a possibilidade de manter definitivamente essas mudanças no local de trabalho, permitindo que os membros da equipe trabalhem de onde quiserem ou visitem o escritório apenas algumas vezes por semana.

Neste artigo, vamos discutir as principais vantagens e desvantagens do trabalho remoto e híbrido, a fim de determinar se realmente vale a pena adotar, no âmbito da empresa, essas novas formas de trabalho ou se o regime totalmente presencial ainda é a melhor opção para manter o foco, a colaboração e a produtividade dos colaboradores.

O pós-pandemia e as novas formas de trabalho

Uma pesquisa recente realizada nos EUA mostrou que cerca de 70% das pessoas desejam continuar exercendo toda ou pelo menos parte das suas tarefas de trabalho de forma remota.

Empresas como Twitter e Facebook já permitiram que seus profissionais trabalhem de onde quiserem de forma permanente, enquanto outras, como o banco de investimento Goldman Sachs, afirmam que o teletrabalho é uma “aberração” e estão obrigando seus colaboradores a voltarem ao regime 100% presencial nos escritórios.

Vantagens de manter a equipe em home office

Indiscutivelmente, o trabalho remoto oferece inúmeros benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores, como:

  • redução de custos com a infraestrutura dos espaços de trabalho;
  • maior satisfação dos colaboradores, que evitam fazer longos deslocamentos para o escritório e podem passar mais tempo com a família ou realizando projetos pessoais;
  • maior produtividade, graças a novas ferramentas de comunicação e de trabalho em equipe;
  • mais flexibilidade nos fluxos de trabalho, já que as empresas podem permitir que os profissionais trabalhem em horários alternativos.

Além disso, já há estudos que indicam que, quando as pessoas têm a oportunidade de trabalhar virtualmente e a flexibilidade de organizar sua própria rotina, sem descuidar dos prazos definidos, aumentam seu desempenho e seu comprometimento com a empresa, proporcionando ganhos de produtividade para toda a equipe.

Desvantagens do trabalho remoto

Mas nem tudo são flores nessa nova realidade de trabalho pós-pandemia. Apesar de todos os benefícios proporcionados pelo regime remoto, também há desvantagens que as empresas precisam levar em consideração na hora de optar por uma modalidade ou por outra.

Entre os fatores que podem prejudicar o desempenho da equipe em home office, podemos citar:

Distrações

Nem todas as pessoas têm a disciplina necessária para manter o foco no trabalho enquanto estão em casa. Muitas vezes é difícil, no ambiente doméstico, separar as responsabilidades profissionais das pessoais e dos familiares, o que pode gerar distrações inapropriadas, com reflexos na qualidade do trabalho e na eficiência da equipe.

Isolamento

Outra grande reclamação de muitas pessoas em home office é a sensação de isolamento, mesmo com ferramentas virtuais que viabilizem o trabalho em equipe. É bastante comum que as pessoas sintam falta da interação pessoal proporcionada pelo ambiente de trabalho, o que gera descontentamento e queda de produtividade.

Maior necessidade de reuniões

Muitas tarefas multidisciplinares requerem a colaboração constante de vários membros da equipe. Nessas situações, o teletrabalho pode se tornar um empecilho, gerando a necessidade de realizar mais reuniões virtuais do que o normal, o que poderia ser evitado, caso todos os integrantes da equipe estivessem reunidos no mesmo local.

Opção pelo trabalho híbrido

Em vista dessas vantagens e desvantagens, há quem opte pelo meio-termo: o trabalho híbrido. Nessa modalidade, os colaboradores têm a flexibilidade de trabalhar remotamente em alguns dias da semana e, em outros ou quando necessário, vão ao escritório para realizar tarefas indispensáveis, que exijam a colaboração presencial.

Muitas empresas acabaram descobrindo que a combinação entre as duas formas de trabalho, a virtual e a presencial, ajuda a aumentar a satisfação dos profissionais e, ao mesmo tempo, evita os inconvenientes comuns do home office, sobretudo para quem não gosta ou não consegue se adaptar ao trabalho à distância.

Responder