noComentários

5 dicas para acampar com conforto e segurança

Planejamento e escolha da barraca ideal são fatores que garantem conforto ao acampar

Acampar pode ser algo libertador para muitas pessoas, sendo a oportunidade perfeita para deixar a correria do dia a dia para trás e descansar próximo à natureza. Além de relaxar, esse momento é perfeito para praticar algumas atividades ao ar livre, como a trilha, além de ser a chance de conhecer locais paradisíacos como cachoeiras e paredões.

Mas para aproveitar bem o passeio, é preciso mais do que ter os equipamentos para acampar prontos. Algumas dicas são valiosas para garantir o conforto e a segurança durante o camping. Confira algumas dicas imprescindíveis sobre o tema no texto abaixo.

Escolha bem sua barraca

Para se ter conforto durante o camping, é imprescindível não errar na escolha da sua barraca. Afinal, ela será o seu lar temporário enquanto estiver acampando, protegendo seus pertences do clima e sendo o recanto em que você possa descansar.

Assim sendo, ao adquirir sua barraca, é preciso se certificar sobre uma série de características dela. Por exemplo, nem todas são impermeáveis, aspecto que pode ser desastroso caso você encontre um clima chuvoso. Agora, caso os planos sejam para fazer alguma trilha e caminhar bastante, o ideal é selecionar um modelo que seja leve de transportar.

Outra recomendação é verificar o tamanho da barraca escolhida, que deve ser compatível com o número de pessoas que ficarão dentro dela e a bagagem que será levada. Em muitos casos, é melhor escolher modelos que sejam mais caros, pois o custo benefício das opções mais baratas pode não compensar.

E claro, para não perder tempo e se estressar sem necessidade, faça os testes necessários antes de ir para o camping. Aprenda a fazer a montagem e desmontagem da barraca até que fique bem familiarizado com todos os passos, aproveitando também para checar se todos os equipamentos estão funcionando corretamente.

Faça um check-list dos equipamentos que irá levar

Esse é um passo fundamental, afinal, ter consigo todos os equipamentos necessários para aproveitar o passeio também é sinônimo de conforto. Assim, ao realizar a preparação do seu camping, comece definindo uma lista dos itens que são necessários levar.

Inicie pelos que são indispensáveis, como repelente, filtro solar, lanterna, kit de primeiros socorros, fósforos, isqueiro, papel higiênico, escova de dente, desodorante e toalha. Não se esqueça de incluir bateria recarregável e carregador móvel para os aparelhos eletrônicos como rádio e celulares. Leve a quantidade de suprimentos necessária para os dias em que estiver acampando, incluindo bastante água.

Quanto às roupas, isso irá depender do clima e da previsão do tempo para o camping escolhido. Portanto, pesquise sobre o tempo para saber se deve levar roupas de frio, de banho ou próprias para o calor. Entretanto, de qualquer maneira, é indicado levar capa de chuva e também botas, para proteger os pés ao caminhar.

Selecione um bom local de montagem

Uma das principais dicas para garantir o seu conforto ao acampar é escolher um bom local para erguer sua barraca. Por isso, é necessário prestar atenção no terreno do camping até encontrar aquele local que seja ideal. Uma dica é evitar pontos em que pode ocorrer o acúmulo de água no caso de chuvas, assim como não montar a barraca em um solo que tenha muitas pedras ou raízes.

Outro conselho valioso é evitar montar a barraca em locais que tenham grande densidade de árvores ou ainda próximo a encostas. Também deve ser evitado montá-las muito próximas a lagos e rios, visto que eles podem encher em caso de chuva.

Leve um bom equipamento para dormir

Ao acampar, provavelmente o seu dia será repleto de atividades para conhecer a área do camping e aproveitar para visitar lugares próximos. E quando você voltar para a barraca, só vai pensar em dormir. Assim, para garantir que você recupere sua energia e descanse confortavelmente, é essencial contar com um bom colchonete ou saco de dormir.

Portanto, adquira um equipamento que você tenha certeza de que irá se sentir confortável e que seja prático de levar para o acampamento. Caso vá para um camping que tenha temperaturas mais baixas à noite, certifique-se de levar um isolante térmico para não sentir frio.

Algumas pessoas escolhem utilizar colchões infláveis, mas vale o aviso: eles ocupam bastante espaço, havendo o risco até de não caberem dentro da barraca.

Preserve a natureza

Por fim, é importante lembrar de que acampar gera impactos ambientais, sendo que é responsabilidade de quem acampa se esforçar para evitar degradar o meio ambiente. Com isso, é importante sempre recolher o lixo e não deixá-lo para trás, além de usar produtos de higiene biodegradáveis e, se possível, optar por alimentos orgânicos.

Responder