noComentários

7 destinos culturais para conhecer no Brasil

O Brasil é um país extremamente diverso e riquíssimo em cultura, com uma variedade imensa de lugares para explorar das mais diferentes formas. Por mais que as belezas naturais sejam os principais atrativos de nosso país, a cultura também deve ser valorizada. Afinal, é por meio dela que mantemos vivos nossos costumes e valores. Nesse sentido, existem diferentes lugares para conhecer no Brasil que têm a cultura viva até os dias atuais. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar quais são alguns dos melhores destinos culturais para conhecer em nosso país.

1. Recife, Pernambuco

A capital pernambucana é famosa por suas belezas naturais de tirar o fôlego, opções de lazer incríveis, infraestrutura impecável e qualidade de vida de alto nível. Justamente por isso, muitos procuram uma imobiliária em Recife a fim de investir ou morar na região. Riquíssima em cultura, a cidade conta com diversas atrações para conhecer um pouco mais sobre a história e costumes de nosso país e da importância do estado. O Centro de Artesanato de Pernambuco e Caixa Cultural de Recife são paradas obrigatórias, assim como a Praça do Fervo.

2. São Paulo, São Paulo

É claro que São Paulo não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo possível passar semanas na capital e ainda assim não conseguir conhecer tudo o que tem disponível. São museus, galerias e centros de exposição espalhados por todos os cantos da cidade. No Centro, não deixe de conhecer o Theatro Municipal, a Catedral da Sé e o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil. Além disso, o Farol Santander, conhecido como o Empire State Building paulista também é uma ótima pedida, assim como a Pinacoteca e a Biblioteca Mário de Andrade.

3. Brasília, Distrito Federal

A cidade de Brasília foi a primeira cidade planejada do Brasil, construída do zero entre 1956 e 1960. Sua construção foi um grande marco na história do planejamento urbano e, justamente por isso, foi inscrita na lista da UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987. Além disso, um detalhe que faz toda a diferença é que ela foi projetada pelos grandes arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, com todos os componentes muito bem pensados e projetados. Inclusive, as fachadas dos prédios administrativos e residenciais, assim como a simetria perfeita formada por eles, até hoje é considerado algo inovador do ponto de vista arquitetônico.

4. Diamantina, Minas Gerais

Diamantina foi fundada no século XVIII, localizada em meio às montanhas rochosas mineiras. Contudo, mesmo com essa adversidade, o município foi capaz de se desenvolver tanto artística quanto culturalmente e até os dias atuais tem muita história para contar. O Centro Histórico é considerado Patrimônio Cultural da Unesco desde 1999, com construções arquitetônicas diferenciadas e ao mesmo tempo simples. Além disso, a cidade já teve ilustres moradores, como Chica da Silva, a escrava alforriada e Juscelino Kubitschek, o Presidente da República.

5. São Luís, Maranhão

A capital do Maranhão é a única cidade do Brasil que foi fundada pelos franceses. No entanto, o que muitos não sabem é que depois ela foi invadida pelos holandeses e, por fim, dominada pelos portugueses. Portanto, é uma cidade muito rica quando falamos em cultura, com um centro histórico repleto de construções do século XVII, devido à presença de Portugal na região. Inclusive, por ter sofrido um período de estagnação econômica, a cidade se manteve preservada e até os dias de hoje é um exemplo de cidade colonial.

6. Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

Localizadas na fronteira entre Rio Grande do Sul e Argentina, as Ruínas de São Miguel das Missões estão entre os monumentos mais importantes do Brasil. Elas são uma herança deixadas pelas missões jesuítas na região no século XVII, sendo tombadas e consideradas Patrimônio da Humanidade no Brasil em 1983 devido à sua relevância histórica. Além disso, atualmente as ruínas apresentam estruturas e estado de conservação diferentes umas das outras.

7. Salvador, Bahia

Por fim, Salvador também não poderia ficar de fora de nossa lista, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985 por retratar a arquitetura renascentista por meio de seus prédios coloridos. Inclusive, ela foi a primeira capital do Brasil, contando uma parte crucial de nossa história por meio de seus prédios e igrejas. O Centro Histórico abriga construções dos séculos XVI e XIX, além do Pelourinho, um famoso ponto turístico da capital baiana. Além disso, preserva até os dias atuais traços importantes da arquitetura portuguesa.

Então, agora que você conhece quais são alguns dos principais destinos culturais de nosso país, já pode escolher para onde será sua próxima viagem. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento e organização. Dessa forma, poderá avaliar os principais pontos turísticos com antecedência e escolher o roteiro que mais atende aos seus gostos pessoais. Como consequência, garante maior tranquilidade e melhor experiência de viagem.

Responder