noComentários

7 praias com excelentes gastronomias para conhecer

É fato que a praia é um ambiente que muitos brasileiros gostam, afinal com clima tropical, nosso país possui um extenso litoral recheado de lugares incríveis para serem explorados. Mas, mais do que areia e mar, o clima praiano também é caracterizado por sua culinária, com diversas delícias que conquistam boa parte dos visitantes e moradores. A gastronomia é algo que faz parte da experiência de viagem e por isso precisa ser bem apreciada. Sendo assim, continue acompanhando o post de hoje e conheça 7 praias que têm culinária de qualidade.

1. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense, Balneário Camboriú é famosa por seu desenvolvimento, arranha-céus, qualidade de vida e belezas naturais. Mas, além disso, ela conta com uma excelente infraestrutura turística, com bares e restaurantes de alta qualidade e para os mais diferentes gostos. Se pretende visitar a cidade, nossa dica é procurar um apartamento à venda em Balneário Camboriú e escolher dentre os apartamentos disponíveis, aquele que mais atende suas necessidades para o aluguel de temporada.

A boa notícia é que além de oferecer diferentes opções de bares e restaurantes, a cidade realiza diversos eventos gastronômicos, garantindo uma ótima experiência culinária para sua viagem. As receitas mais tradicionais da cidade são Pirão D’Água, Peixe Frito, Camarões, Camarão à Milanesa, Caldeirada de Frutos do Mar, Peixe a Escabeche, etc.

2. Fortaleza, Ceará

Além das belas praias, Fortaleza é uma cidade folclórica, com muita tradição e cultura diferenciada. A culinária aqui é típica, baseando-se na pesca, pecuária e em algumas culturas agrícolas. Os pratos geralmente envolvem lagostas, frutos do mar, camarões, caranguejos e ensopados. Além disso, outro ingrediente tradicional é a macaxeira, conhecida também como mandioca. Mas, não podemos deixar de destacar o principal prato da região: o delicioso baião de dois, que leva manteiga e queijo coalho. Com excelentes restaurantes à beira-mar, a cidade com certeza irá te conquistar. 

3. Maceió, Alagoas

Com paisagens incríveis e povo hospitaleiro, Maceió é considerada a Capital Americana da Cultura pelo júri internacional. Com diversas festas que atraem muitos turistas durante todo o ano, a cidade é famosa por sua cultura animada, assim como sua culinária tipicamente alagoana. O grande destaque vai para o delicioso café da manhã, com carne de sol, cuscuz e macaxeira. Além disso, as peixadas, caldos e picolé de tapioca também são os queridinhos dos moradores e conquistam boa parte dos visitantes. Conhecida como Caribe Brasileiro ou Cidade Sorriso, com certeza Maceió merece sua visita.

4. Recife, Pernambuco

Recife abriga naturezas exuberantes, como ilhas, penínsulas e manguezais, assim como possui uma grande variedade cultural, sendo considerado um grande destino gastronômico brasileiro. Além dos incríveis restaurantes, pratos tradicionais se destacam na culinária local, como a Peixada Pernambucana, a Galinha, a Cabidela e o Arrumadinho. Além disso, muitas frutas são cultivadas por aqui, sendo o coco a principal e com várias receitas famosas utilizando-a. Vale lembrar também que compotas, geleias, doces, bolo de rolo e a cartola (uma sobremesa famosa que conquista boa parte dos turistas) são outras delícias típicas da região.

5. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

A capital do estado carioca não poderia ficar de fora da nossa lista. Conhecida como Cidade Maravilhosa, esse apelido não é à toa, abrigando belezas naturais de tirar o fôlego, além de uma excelente infraestrutura. Por suas ruas você irá encontrar diversas lanchonetes e bares, assim como restaurantes, variando entre espaços democráticos até os mais requintados e exclusivos. Com pratos bastante variados, além de porções e cerveja gelada, a cidade com certeza irá atender suas preferências e superar suas expectativas. Os destaques são pratos feitos com bacalhau, além de feijoada e biscoito de polvilho.

6. Salvador, Bahia

Famosa por sua arquitetura colonial e cultura portuguesa misturada com a africana, a cidade de Salvador possui características únicas, que a tornam ainda mais especial quando falamos de culinária. É fato que o coração da cidade é o bairro Pelourinho, que abriga muitas barracas responsáveis por servir o tradicional e delicioso acarajé picante. Os pratos tradicionalmente recebem muita pimenta e azeite de dendê, além de serem feitos com peixes, plantas e frutas. Mas, além deles, não deixe de experimentar a moqueca baiana.

7. Florianópolis, Santa Catarina

Por fim, outra cidade catarinense, a capital do estado é famosa por sua gastronomia, atraindo muitos turistas para saborear os deliciosos pratos da Ilha da Magia. Com mais de 100 praias, a culinária local é baseada em pescados, com excelentes restaurantes e bares para serem explorados. Não deixe de saborear os pratos tradicionais como o pirão de peixe, tainha frita, recheada ou assada, e o siri, servido em casquinha ou bolinho.

Então, agora que você conhece algumas das praias que possuem culinária de qualidade, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de pesquisar também sobre os restaurantes da região, pois dessa forma você garante melhor organização e consequentemente uma experiência de viagem gastronômica inesquecível.

Responder