noComentários

As capelas e igrejas mais interessantes para conhecer no Brasil

Ao conhecer a Europa, muitos se deparam com igrejas históricas, construções incríveis e um grande acervo para contar um pouco mais sobre aquela região. Contudo, o que muitos não sabem é que no Brasil existem diversas igrejas dos mais variados estilos e que também têm uma grande bagagem cultural e histórica. O chamado Turismo Religioso permite que as pessoas conheçam culturas e paisagens diferentes proporcionando bons momentos de lazer e descanso. Portanto, se você tem interesse nessa área, continue acompanhando o post de hoje e conheça algumas das igrejas e capelas mais bonitas do Brasil.

1. Chiesetta Alpina, Jaraguá do Sul, Santa Catarina

A Chiesetta Alpina, Monumento à Fé do Imigrante, foi construída no Morro da Boa Vista em Jaraguá do Sul, sendo um dos lugares mais procurados dentro do turismo religioso. A cidade em que está localizada é a quinta maior economia do estado, além de contar com belezas naturais incríveis e muitas opções de lazer. Então, justamente por esse conjunto de fatores, muitos decidem procurar uma imobiliária em Jaraguá do Sul a fim de instalar-se de vez no município.

Erguida no alto de uma montanha, que promove uma vista incrível da cidade, a capela consagrada ao Cristo dos Alpes foi inspirada da Igreja de São Simão, localizada na Província de Belluno, de onde vieram muitos imigrantes.

2. Igreja Nossa Senhora às Portas do Carmo, Ouro Preto, Minas Gerais

Considerado um importante templo católico, o local é um grande exemplo da tradição rococó no Brasil, sendo ainda um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Como consequência, isso torna não somente a história de igreja importante, como também da cidade. Os altares das laterais foram construídos por João Nepomuceno Correio e Castro, e o frontispício em pedra entalhada foi assinado pelo famoso Aleijadinho.

3. Igreja São Francisco de Assis, Belo Horizonte, Minas Gerais

A Igreja São Francisco de Assis, conhecida também como Igreja da Pampulha, é um grande museu em forma de templo religioso. Encomendada pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek ao grande arquiteto Oscar Niemeyer, ela abriga belíssimas obras de arte, como os painéis de Cândido Portinari. Além disso, possui as curvas já conhecidas do grande arquiteto, fazendo com que a igreja seja uma grande obra de arte por si só.

4. Igreja e Convento de São Francisco, Salvador, Bahia

Essa é uma das igrejas mais luxuosas de Salvador e foi fundada no ano de 1686 pelo superior franciscano Frei Vicente das Chagas. Ainda que sua fachada seja simples quando comparada com as outras igrejas espalhadas pelo Brasil, o que realmente surpreende é seu interior, que deixa até mesmo os turistas menos devotos totalmente encantados. Sua decoração é feita em talha dourada, com pavimento feito de mármore colorido representando folhas. Ela é um grande representante do estilo barroco brasileiro, sendo considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa de todo o mundo. Além disso, por fazer parte do Centro Histórico de Salvador, ela também detém o título de patrimônio da humanidade.

5. Basílica da Nossa Senhora da Aparecida, Aparecida, São Paulo

Conhecida em todo o mundo, a Basílica da Nossa Senhora da Aparecida é um dos maiores templos religiosos do Brasil, que recebe mais de 19 mil romarias todos os anos. Ela foi construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora, que foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba e surpreende com sua magnitude. Afinal, a torre possui 107 metros de altura e 18 andares contando com o mirante. Já a cúpula central tem 70 metros de altura de 78 de diâmetro.

6. Santuário de São Miguel Arcanjo, Bandeirantes, Paraná

O que mais chama atenção dos visitantes desse santuário é a estátua de seu padroeiro localizada do lado de fora, que possui mais de 20 metros de altura e toda elaborada em aço inox. Antigamente, ela na verdade funcionava em um barracão de fábrica de chocolates desativada. Contudo, acabou se tornando pequena pela quantidade de devotos que recebia, fazendo com que Leonir Palla e Padre Roberto Morais de Medeiros, por meio de doações construíssem o novo prédio, em 2009. Inclusive, de acordo com o padre Roberto, a estátua é proporcional à devoção dos cidadãos da cidade.

7. Igreja Nossa Senhora da Conceição, Manaus, Amazonas

A primeira igreja de Manaus foi construída no ano de 1785, mas sofreu um incêndio em 1850 que destruiu todo o acervo. Sendo assim, a nova matriz, atual Igreja Nossa Senhora da Conceição, começou a ser construída após cinco anos do incidente e foi concluída em 20 anos. O templo é decorado com estilo grego e conta com diferentes obras de arte que vieram da Europa.

Então, agora que você conhece algumas das igrejas e capelas mais bonitas do Brasil, já pode escolher qual deseja visitar primeiro. Todas elas têm muita história para contar, além de serem incrivelmente bonitas e bem construídas.

Responder