noComentários

Cicloturismo: 7 lugares para andar de bicicleta no Brasil

As ciclovias no Brasil totalizam mais de 4 mil quilômetros de extensão segregados entre ciclovias e ciclofaixas. Mas mais do que um meio de transporte para moradores, as vias exclusivas para esse tipo de transporte são uma nova forma de explorar as cidades nos dias de sol. Afinal, além de praticar um esporte, a absorção de vitamina D se mantém em dia, promovendo ainda mais saúde para os ciclistas. E, convenhamos, não há nada melhor do que pedalar e sentir o vento batendo no rosto, enquanto aprecia as paisagens da região, certo? Então, foi justamente pensando nessa deliciosa sensação que decidimos preparar o post de hoje com os 7 melhores lugares para andar de bicicleta no Brasil. Vamos lá?

1. Meia Praia, Itapema, Santa Catarina

A Meia Praia é a mais famosa e visitada de Itapema, com uma orla de quase 5 km e belezas naturais incríveis para aproveitar. O mar é tranquilo e perfeito para um mergulho, com águas claras e limpas. Além disso, é a praia com melhor infraestrutura da cidade e uma das melhores do estado catarinense, com comércio bem-desenvolvido, restaurantes de qualidade e muitas opções de lazer. Inclusive, muitas pessoas procuram uma imobiliária, a fim de investir na região, que se desenvolve cada vez mais no mercado de imóveis.

Logo ao lado da Meia Praia, você irá encontrar a Reserva Ambiental Municipal Parque das Capivaras, com 42 mil metros quadrados para preservar a vida dos animais. Esse é o bairro principal da cidade e conta com muitas belezas para observar em seu passeio de bike. O parque linear composto pelo famoso calçadão, ciclovia, chuveiros e banheiros é o local ideal para passear de bicicleta, seja no início da manhã, final da tarde ou qualquer outro horário.

2. Ciclovia Mané Garrincha, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Responsável por ligar o centro carioca à orla de Copacabana, a Ciclovia Mané Garrincha conta com cerca de 14 quilômetros de extensão. Com certeza, a melhor vista do passeio é o horizonte onde está, nada mais nada menos, que um dos principais cartões-postais da cidade: o Pão de Açúcar, além do Morro da Urca, separando a zona sul e a região central. Além de margear a Baía de Guanabara, a ciclovia passa pela Marina da Glória, reformada para os Jogos Olímpicos, pelo parque do Aterro do Flamengo e pelas praias de Flamengo e Botafogo. Desembocando em Copacabana, é possível seguir pela orla até Ipanema.

3. Ciclovia da Avenida Beira Mar, Aracaju, Sergipe

A capital sergipana costuma ficar entre os primeiros lugares nos rankings das melhores cidades para andar de bicicleta. A Ciclovia da Avenida Beira Mar é uma das mais antigas, construída em 2003. Com pouco mais de 5 km de extensão, ela passa pelo parque dos Cajueiros e termina no parque da Sementeira.

4. Ciclovia da Orla, Santos, São Paulo

A Ciclovia da Orla é bastante agitada, tomada principalmente por bicicletas que chegam de cidades vizinhas. Então, além de servir como via de transporte para levar os moradores da região ao trabalho, também é bastante procurada por turistas que querem explorar a cidade de outra forma. Com quase 8 km de extensão, ela começa no Canal 6 e vai até São Vicente, passando em frente ao maior jardim de praia do mundo.

5. Ciclovia da Avenida Cerro Azul, Maringá, Paraná

Devido à revitalização feita em 2017, a Avenida se tornou um dos lugares mais bonitos de Maringá, com muitas flores, gramados e árvores. Com o tempo, o percurso de 1 quilômetro foi estendido até a rotatória na Avenida Juscelino Kubitschek, possuindo atualmente mais de 30 km de vias exclusivas para os ciclistas.

6. Ciclovia da Orla, Recife, Pernambuco

Em Recife, a Ciclovia da orla contorna todo o calçadão da Praia de Boa Viagem, considerada um dos cartões-postais da capital. São mais de 8 km de faixa e é uma das principais vias cicloviárias da capital pernambucana. Uma ótima pedida para quem está passeando de bike é fazer uma parada em um dos quiosques para saborear a deliciosa água de coco.

7. Torres, Rio Grande do Sul

Das praias gaúchas, Torres é a que possui a maior malha ciclo viária espalhada a beira-mar e por dentro da cidade. Ao passar um tempo na região, é possível observar dezenas de ciclistas transitando com muita tranquilidade, principalmente casais com crianças pequenas. Ainda que não seja toda a beira-mar que está adaptada para ciclistas, é possível aproveitar bastante a região, visto que cerca de 2,5 km estão cobertos por ciclovia, o trecho entre os Moles e a Guarita.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores lugares para passear de bicicleta e apreciar a paisagem, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de ter um bom planejamento de viagem, pois assim poderá conhecer diversos lugares com tranquilidade, garantindo assim, a melhor experiência.

Responder