noComentários

Como fazer um projeto de paisagismo que encanta o cliente

Nesse artigo como fazer um projeto de paisagismo que encanta o cliente, é importante que você possa ter uma cisão ampla de todos os elementos que o compõem.

Além de muito anos de estudo, o profissional precisa acompanhar as tendências do mercado para ficar sempre atualizado.

Para entender um pouco mais desse assunto, vamos apresentar algumas características de como montar um projeto de paisagismos.

Confira!

O que é um projeto de paisagismo?

Antes de mais nada, é preciso que você entenda verdadeiramente o que é um projeto de paisagismo e quais são todos os elementos que estão presentes nele.

Dessa maneira, ele é uma área que se relaciona diretamente com o urbanismo e também com a arquitetura, tendo como principal objetivo a organização da paisagem.

Sendo assim, sua principal finalidade é a representação da criação paisagística de um determinado espaço de acordo com o que o cliente imaginou.

Além disso o profissional responsável por esse tipo de projeto, deve instruir como implantar e manter o local, fazendo a preservação assim como a gestão do mesmo, sendo esses espaços privados ou públicos.

Para a criação do projeto 3D, o projetista envolve elementos com harmonia, equilíbrio, unidade, e uma variedade de plantas ornamentais.

A seguir vamos explica como se monta um projeto e quais os elementos essenciais para que o mesmo fique completo.

Como montar um projeto?

Quando se é feito um paisagismo de qualidade, é possível afirmar que o mesmo só melhora com o passar do tempo.

Sendo assim, é muito importante que nessa fazer de criação de projeto, se tenha um verdadeiro compromisso com o resultado esperado.

Para que se comece a elaboração de um projeto é essencial que se inicie um estudo preliminar para que se conheça bem o ambiente, tendo uma visão clara de como o projeto será desenvolvido.

Nessa etapa é importante que o projetista faça algumas verificações de alguns aspectos relacionados ao local, como por exemplo:

  • A localização;
  • A documentação fotográfica;
  • Clima e solo;
  • Qual a vegetação predominante no ambiente;
  • Quais as necessidades das pessoas que irão usar o espaço e o objetivo do projeto;
  • As dimensões da área;
  • As características ao redor do espaço;
  • Seu microclima;
  • A disponibilidade de água, assim como o limite dos gastos.

A partir desses fatores, é possível começar a criar um projeto de paisagismos, lembrando sempre que é importante manter a harmonia do local, tornando um espaço agradável.

Diferença entre paisagismo e jardinagem

É normal que se tenha esse tipo de dúvida uma vez que essa as duas áreas estão diretamente ligadas uma à outra.

Sendo assim, podemos dizer que o paisagismo tem como função principal a elaboração e planejamento de projetos verdes, já a jardinagem tem como função executar e dar vida ao projeto.

Podemos afirmar que o profissional paisagista, consegue perceber as necessidades de seus clientes, tendo assim a sensibilidade de criar espaços harmônicos e integrados.

Fazendo o projeto em 4 etapas

Agora você vai conhecer os 4 passos para fazer um bom projeto paisagístico.

  1. Fazer a análise das necessidades do cliente

Nessa fazer é importante que você entenda verdadeiramente as necessidades do cliente, assim como deve explicar de forma calma a diferença entre o paisagismo e a jardinagem, uma vez que essa dúvida vai surgir.

Uma dica é conversar com o cliente solicitando algumas referências do que o mesmo gosta, explicando o que poderá ser realizado e o que não é possível.

  • Fazer um levantamento do local

Após a análise das necessidades do cliente, o segundo passo é fazer um levantamento do local onde o projeto vai ser realizado.

Nessa etapa o profissional irá analisar os elementos que deverão ser mantidos e aqueles que serão retirados do espaço.

De acordo com a quantidade de elementos, será possível saber se o local vai ter mais ou menos sombras, assim como a posição das mesmas.

  • Anteprojeto

Nessa etapa o paisagista irá reunir todos os elementos e informações levantadas para começa o desenvolvimento do paisagismo.

 Nesse momento você irá utilizar todas as possibilidades de cores, volumes e formas, assim como apresentar a sua criatividade.

  • Projeto executivo

Nesse quarto passo, o paisagista irá desenvolver melhor o projeto com a definição de alguns aspetos técnicos como por exemplo:

  • Quantidade de adubo que será utilizado;
  • Definição de onde serão abertas as covas pra cada vegetação;
  • E os cuidados com o solo;

Fazendo pesquisas

Muitos clientes querem um paisagismo, mas não sabem descrever como querem que o trabalho seja feito.

Sendo assim, é muito importante que o profissional aconselhe o cliente a fazer pesquisas, assim como disponibilize alguns exemplos do que seria um projeto de paisagismos.

Com esse material o cliente poderá se familiarizar com o trabalho, conseguindo assim desenvolver ideias mais claras.

Essas são algumas dicas de como você pode fazer um projeto de paisagismo que possa encantar o seu cliente.

Responder