noComentários

Como gerir os materiais da sua obra de remodelação

Como gerir os materiais da sua obra – Uma obra de interiores, de remodelação interior é sempre um desafio. Uma das grandes dificuldades na gestão de obra é a falta de espaço para armazenar os materiais.

Num apartamento é sempre difícil ter os materiais, pois o espaço disponível é sempre reduzido e maioritariamente todos os espaços serão objeto de remodelação, pelo que se torna muito complicado gerir a forma como correm os trabalhos de construção civil.

Por exemplo, numa obra de reforma para transformar as cozinhas antigas em cozinhas modernas há sempre muito material envolvido, como os revestimentos de paredes, o pavimento, os armários, as bancadas, as canalizações, o cimento e areia, argamassas, etc.

Certo que cada etapa de obra necessita de materiais específicos e você consegue com o seu planeamento de obra garantir que em cada tarefa o material certo se encontra em tempo em obra.

Mas é também verdade que a necessidade que você tem de garantir os prazos de entrega de obra (estes sempre muito apertados na maioria das vezes), aí simbolizam a forma caótica como o material chega na obra.

Por isso, como fazer o armazenamento de materiais de construção civil numa obra de remodelação é maneira de evitar transtornos e surpresas adicionais.

Como gerir os materiais de sua obra

Vamos então deixar uma lista de organização para garantir uma gestão de materiais em obra de remodelação.

Estabeleça uma relação forte com seu fornecedor

É importante que você consiga ter com o seu fornecedor a melhor relação profissional. Assim os seus interesses serão os dele. Garantirá que os materiais são encomendados a tempo e conseguirá obter uma logística de entregas faseada em obra que lhe permite ter em obra somente os materiais que você precisa nesse momento.

Eduque seus trabalhadores em obra

Você sabe que os trabalhadores de construção civil nem sempre tiveram a formação adequada para determinados trabalhos. Cabe a você que os contrata garantir que tem na sua equipe de trabalho, pessoais que respeitam o trabalho de outros intervenientes que são respeitadores do próprio material e não gastam desmedidamente.

Promova uma calendarização detalhada de obra

Este ponto é tão importante que deveria ser o primeiro a ser descrito! As melhores obras de remodelação e mesmo de construção nova são as que estão planeadas.

Todas as sequências de trabalhos estão desencadeadas e melhoram a produtividade de toda a equipa, pois deixam de existir os dias mortos e sem objetivos. A dinâmica de uma obra é a chave para o sucesso da mesma, seja financeiramente, seja em termos de prazos.

Atualize a sua calendarização diariamente

Pois é, não basta ter a calendarização do início se não é atualizada. Este tem de ser um documento vivo para você que é o gestor de obra tem de ir trabalhando consistentemente. As surpresas em obra são constantes, pelo que o andamento da obra no passo certo depende da sua atenção.

Investigue as fichas técnicas de cada material

A consulta das fichas técnicas é sempre uma boa prática. Pela questão, de garantir a segurança na aplicação, para os seus trabalhadores, mas também pela forma de garantir que o material é aplicado com as normas corretas e para as quais foi criado e nas quais são dadas das condições de ter a garantia da marca. Este aspeto é relevante quando se preocupa em dar a garantia de obra por lei.

Mas para voltarmos a falar do nosso exemplo inicial, para a remodelação de uma cozinha importa esclarecer o que são os materiais de acabamento e o que são os materiais de tosco. São escalas diferentes de atuação e o trabalhador que tem cuidado com os pormenores de obra, não é o mesmo que vai abrir roços na obra. Por isso é certo que a capacidade de gerir uma obra é não só relacionar-se com a equação de tempo, dinheiro mas também a componente de recursos humanos.

Responder