noComentários

Como montar e decorar um apartamento pequeno?

Organização e funcionalidade são essenciais em espaços reduzidos

É cada vez mais comum, especialmente nos grandes centros urbanos, a opção por moradias mais compactas. Segundo um levantamento recente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, houve um aumento de 30% na venda de imóveis menores só em 2022.

São muitos os motivos que fazem com que as pessoas busquem um apartamento em dimensões reduzidas, mas uma coisa é certa: para montar um ambiente desses é preciso investir em praticidade e criatividade. O que implica em aspectos como a escolha dos móveis e das cores de tinta a serem usadas, por exemplo.

Se essa é a sua necessidade, saiba que está no lugar certo. Hoje vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para montar e decorar um apartamento pequeno, respeitando o seu gosto pessoal, as suas necessidades e, é claro, tornando esse lugar um verdadeiro lar.

Veja como montar e decorar um imóvel pequeno

Organização em primeiro lugar

Independente do tamanho da sua morada, a regra da organização tem valor universal. Deixar objetos espalhados, fora de seus respectivos lugares deixam o ambiente visualmente poluído, dão sensação de bagunça e, de quebra, fazem com que o espaço tenha um ar de descuido e, por vezes, até mesmo sujo.

O uso de caixas organizadoras colocadas em pontos estratégicos é uma boa solução, desde que elas não fiquem abarrotadas com itens desnecessários. Elas podem ser usadas para guardar, por exemplo, os produtos de limpeza na parte de baixo da lavanderia ou mesmo compactarem os papéis da escrivaninha. 

Menos é mais

Essa é outra dica que serve para vários aspectos da nossa vida, sobretudo quando você não tem uma moradia com espaço muito amplo. Sendo assim, prefira ter somente o que é, de fato, necessário consigo. Isso implica, por exemplo, em descartar ou doar roupas, sapatos, bolsas e acessórios que você já não usa mais.

Até porque, morando em um apartamento pequeno, dificilmente você terá espaço para guardar tanta coisa. Ao mesmo tempo, adotar esse pensamento minimalista faz com que você se torne alguém mais consciente tanto na questão do consumo, quanto na forma como você lida com aquilo que é seu.

Meça todos os espaços 

Imagine o seguinte: você comprou um sofá e a loja acaba de fazer a entrega. Só que, na hora de colocá-lo na sala, você percebe que ele tomou praticamente todo o espaço, dificultando a sua locomoção. Esse tipo de situação é passível de acontecer quando não se tira as medidas do ambiente antes de comprar os móveis.

Portanto, tenha sempre em mãos todas as medidas (verticais, horizontais e de profundidade) dos cômodos onde serão colocados cada móvel e compare com as suas medidas na hora que for comprar esse tipo de item. 

Opte por cores claras

Outro aspecto importante a ser considerado é a escolha das cores do ambiente. Há um consenso em dizer que tonalidades mais claras e neutras, como o branco e o bege, ajudam a dar uma sensação de maior amplitude, mesmo quando estamos em espaços pequenos.

Sendo assim, prefira cores claras na hora de pintar seu apartamento. Deixe as cores vivas para os objetos de decoração e os móveis, o que torna o ambiente muito mais tranquilo, harmonioso e bonito.

Prefira móveis e objetos funcionais

Uma cama box com gaveteiro pode ser super útil para guardar jogos de cama, edredons e cobertores menos usados. Um sofá cama pode garantir o espaço necessário para quando você receber visitas. Funcionalidade é a palavra de ordem.

Tenha em mente que, com o tamanho reduzido, você precisa que os objetos presentes no seu lar sejam bastante úteis e práticos. É seguir o lema do “somente o necessário” de uma maneira mais inteligente.

Aposte na decoração vertical

A decoração vertical é uma excelente alternativa quando se deseja enfeitar espaços com dimensões reduzidas. O uso de prateleiras, por exemplo, substitui o acúmulo de objetos nas mesas e racks, além de deixar tudo mais organizado.

E não é apenas isso. Você pode usar as prateleiras e diversos tipos de peças acopladas nas paredes, como um escorredor de pratos, uma organizadora no box 

do banheiro ou ainda uma prateleira na lavanderia para guardar os produtos de limpeza.

Responder