noComentários

Por que utilizar cores claras em ambientes pequenos?

Evidentemente, muitas dicas de decoração são passadas por ambientes pequenos, mas uma das que são mais recorrentes é, sem dúvida, a utilização de cores claras com o intuito de aumentar o ambiente e proporcionar um conforto térmico.

Sendo amplamente utilizadas, as cores claras tem propriedades para ambientes pequenos que são essenciais e demandam de uma certa facilidade de se adaptar ao ambientes, garantindo uma amostragem coringa para qualquer espaço.

Essenciais como a locação de grupo gerador, as cores claras vão compor uma parte essencial dentro de qualquer projeto de decoração, sendo bastante utilizadas até mesmo como uma forma de ampliar o espaço. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto tão essencial? Prossiga com a leitura!

Cores claras

Assim como utilizado na psicologia das cores, as cores claras têm um potencial muito grande quando o assunto é expandir e trazer conforto térmico para ambientes pequenos ou fechados, proporcionando uma iluminação muito mais efetiva, além de deixar um ambiente com um aspecto mais agradável.

Garantindo, dessa forma, que as cores claras possam ter um excelente desempenho na hora que forem utilizadas em ambientes pequenos, a fim de garantir que a sua utilização possa ser ampla além de organizar mais o ambiente, deixando mais claro e com aproveitamento maior da luz natural.

Evidentemente existe contraponto com cores escuras, que vão ornamentar e dar pontos de contraste com as cores claras isso significa, essencialmente, que esse contraste entre cores claras e escuras faz com que o ambiente possa se tornar maior para um dos lados, em teoria, devido a sensação visual que é passada por esse meio. 

Quais as mais indicadas?

Geralmente, as cores claras mais indicadas vão seguir a decisão do cliente respeitando os seus gostos e sendo amparada pela decoração do ambiente, que precisará necessariamente fazer um excelente contraste com a cor que está na parede, como uma luminária de emergência.

Essencialmente, as cores que mais são recomendadas fazem parte da psicologia das cores, como uma forma de deixar o ambiente esteticamente mais agradável e transmitir sensações para as pessoas que vão fazer o uso daquele cômodo, como uma forma de alívio sensorial.

Sendo assim cores como branco, amarelo, azul, verde e até mesmo cinza, fazem parte dessa psicologia das cores que pode ser amplamente utilizada em prol de fazer com que seja possível ter uma sensação mais agradável dentro de um ambiente seguindo a escala de cores.

Decoração e cores claras

Sendo assim, é essencial que a decoração combine e contraste com essas cores, a fim de dar uma maior variabilidade no cômodo e também diversificar o espaço, moldando de acordo com o gosto do cliente e pensando sempre nas sensações que querem ser passadas ao entrar naquele ambiente. Sendo tão essencial quanto a limpeza de fossa, por exemplo. 

Por isso, a decoração precisa estar alinhada com as sensações que precisam ser passadas por aquele cômodo, se for um quarto – tranquilidade e paz, uma sala – harmonia e recepção, uma cozinha – produtividade e alegria, entre outros.

Isso apenas evidencia, portanto, a necessidade de utilização de cores claras e como elas têm a deixar o ambiente muito mais iluminado propício para receber pessoas e também de acordo com a decoração e experiências que devem ser passadas pelo ambiente.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais. 

Responder