noComentários

3 receitas de chás medicinais para fazer

Com a rotina agitada do trabalho e dia a dia, chás medicinais vem se tornando um grande sucesso em quem sofre com algumas dores

Seja durante as pausas do trabalho ou no dia a dia em casa, chás sempre são uma boa alternativa para quem preza por algo natural para ajudar a viver melhor. Receitas possuem propriedades medicinais e terapêuticas têm sido destaque entre os consumidores, que consomem diferentes tipos para diversas situações.

Abaixo reuni 3 receitas deliciosas que te ajudarão em casos específicos, como estresse, TPM e inchaço no corpo. Confira!

Chá contra retenção de líquidos

Seja no trabalho presencial ou no home office, em algumas funções é comum que o funcionário fique um longo período sentado. Por conta disso, pode haver um aumento na retenção de líquido. Para essa situação, temos a seguinte receita, que será preciso:

  • 1 cm da raiz de gengibre
  • 1 pau de canela
  • 1 xícara de chá de água fervente

​No preparo, coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Coe e beba ao longo do dia.

Chá para controlar a tensão pré-menstrual

Sabemos que alguns momentos do ciclo menstrual podem causar alguns efeitos colaterais no corpo da mulher, como a tensão pré-menstrual. Para este caso, temos o chá de camomila e erva-doce, indicado como forma de acalmar e aliviar a dor. Para o preparo, você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de camomila
  • 1 colher de sopa de erva-doce
  • 1/2 l de água

Em uma panela, coloque a água, a erva-doce e a camomila, e leve ao fogo. Assim que levantar fervura desligue e tampe, deixando abafado até amornar. Em seguida, coe o líquido e beba durante o dia, principalmente no período que antecede a menstruação.

Chá contra dor de estômago

Além disso, durante a rotina do dia a dia é comum haver algumas preocupações, como o prazo de entrega da bomba centrífuga adquirida pela empresa. Na expectativa pela chegada da peça, pode acontecer coisas emocionais que alteram o funcionamento do corpo, por conta do nervosismo. Além disso, a hortelã presente nesta receita também pode aliviar asma, sinusite e entupimento nasal.

Para situações como essas, temos a indicação do chá de hortelã, que precisa dos seguintes itens:

  • 1 xícara de chá de água
  • 1 colher de sobremesa de folhas de hortelã picadas

Na preparação, ferva a água em  uma panela e após desligar o fogo, coloque as folhas de hortelã. Deixe abafado por cerca de 10 minutos e depois consuma coado. Lembrando que é imprescindível que faça a higienização das folhas, não há necessidade de lavar com detergente concentrado, pode ser feito em água corrente.

Atenção! As receitas descritas acima não substituem a receita dada pelos médicos.

Agora chegou a hora de fazer as receitas! Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de acompanhar nossos conteúdos sobre esse e outros assuntos, que vão desde arquitetura com porta de aço ao avanço tecnológico.

Responder